OgAAAB6qiBhvUGib005Sm2TaD8tRLlxzdcf4K_-ypQP4eMo2AjRucMEcHbWcVa3e8P8CJbn899ICqKKo3-uyiJqSU3IAm1T1UHeFhsvoPstqGIb63dHFmmtVldZ_

“E Jesus, vendo em torno de si uma grande multidão, ordenou que passassem para o outro lado; E, aproximando-se dele um escriba, disse-lhe: Mestre, aonde quer que fores, eu te seguirei.

E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.” Mateus 8:18-22

Que seguir a Jesus não é facil, isso todos nós, seguidores d’Ele (Ou, ao menos, na tentativa), já sabemos. Mas é interessante ressaltar que ser um seguidor exige, antes de mais nada, renúncia. E renunciar quase sempre é difícil.

Não espere mordomias por estar seguindo o Mestre. Ao contrário, afinal, sabemos que quanto mais largo o caminho, mais distante estamos do ÚNICO caminho. Espere uma vida de lutas. Mas como as mais épicas lutas, surgem as mais fantásticas vitórias. E é isso que escolhemos ao segui-Lo: Andarmos de luta em luta, porém, de vitória em vitória. “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.” (Rm 8:37). E nem mesmo esse versículo veio sem luta. Leiam Romanos 8.

Penso, nos dias atuais, quem seria o ‘cristão’ que ouviria isso e aceitaria com naturalidade: “E outro de seus discípulos lhe disse: Senhor, permite-me que primeiramente vá sepultar meu pai. Jesus, porém, disse-lhe: Segue-me, e deixa os mortos sepultar os seus mortos.” (Mt 8:21-22). Talvez pareça exgero. Talvez realmente o seja. Mas foi a forma encontrada para, ao menos, metaforizar a renúncia necessária para seguir a Cristo. É uma renúncia real. Uma renúncia a tudo. A sua vontade, seus desejos, seus instintos, quando não, pessoas e coisas das quais nos apegamos. Seguir é uma luta diária, que as vezes não entendemos. A grande ‘graça’ é segui-Lo sem perguntar o porque e disposto a entender os meios PERFEITOS de Cristo. “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. (Rm 12:2)

Ao aceitar seguir a Cristo, o escriba já alertado: “E disse Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” (Mt 8:20). Seguir a Cristo também é renunciar a comodidade. Quantos missionários, por exemplo, não tem sequer onde ficar e não sabem se chegarão ao dia de amanhã? Grandes obras geralmente requerem grandes renúncias. Mas não temos porque temer. O Senhor é nosso abrigo e onde podemos descansar. “Desde o fim da terra clamarei a ti, quando o meu coração estiver desmaiado; leva-me para a rocha que é mais alta do que eu.” (Sl 61:2).

“Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los” (Mt 23:4). Renunciar é díficil, mas ninguém que resolveu seguir ao Evangelho de Cristo, esperava facilidade. Quem segue os ‘pastores da vitória’ ou a ‘igreja dos empresários’, estes sim, talvez esperem do deus deles sua ‘benção’. Repito, grandes vitórias vêm com grandes lutas. Estranha-se daquele que nunca passa por tribulações. Mas é de vitória em vitória, sempre guiados pelo nosso Bem Maior, que nos assemelharemos ao Mestre. A base para o verdadeiro evangelho é carregar a sua cruz e o amor ao próximo!

Abs,

Rodrigo Gomes (Tato)

Anúncios

Sobre Rodrigo Gomes

Um apaixonado por Jesus e que quer, cada vez mais, tornar-se semelhante a Ele. Buscando um coração justo e sincero, e o amor ao próximo.

»

  1. Eduardo disse:

    Mateus 8:18-22

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s