“E Jesus lhes disse: Por causa de vossa pouca fé; porque em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível.” Mt 17:20

“Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?” Tg 2:14

Tomo também como contexto bíblico as muitas passagens com citações de Jesus dizendo “A Tua fé te salvou”.

Certa vez, em uma escola dominical, eu e um grupo de amigos discutiamos sobre o poder da fé. A discussão apresentou alguns pontos de vista distintos, e eu vou expressar o meu conforme aquilo que a bíblia me ensina.

Um dos meus amigos disse que, muitas vezes, a nossa oração por outra pessoa não terá efeito caso essa pessoa não demonstre a mesma fé, ou se essa não for a vontade de Deus. Por alguns dias eu pensei nisso e duvidei dos poderes da fé, afinal, Deus já tem tudo no seu controle.

Depois de pensar melhor sobre o assunto, concordo em partes com essa afirmação. Acho realmente que, se a própria pessoa não esboçar fé, ela não alcançará os objetivos pedidos na minha oração. Vejo muitas passagens dizendo “a TUA fé te salvou” e nunca, “a fé de ciclano te salvou”. Claro que é possível, por exemplo, uma cura, sem fé. Mas nem tudo que é bom deve ser atribuido como graça divina, como nem tudo tudo de ruim deve ser dito como investida malígna.

Isso, porém, não diminui em nada o enorme poder que a fé pode exercer em nossas vidas. Acredito sim que a fé pode curar, trazer bençãos… Enfim, pode sim ser atendida. Muitas das vezes, acredito eu, a sua fé pode trazer algo que te trará arrependimento mais tarde. Afinal, as vezes tapamos os nossos ouvidos para a vontade de Deus e fazemos a nossa. E foi isso que me fez pensar melhor sobre o “controle” de Deus sobre nós. Deus sabe sim o que nos é reservado. Mas durante esse caminho, decisões, que serão tomadas por você, montarão nossa trajetoria de vida. Esse é o livre-arbítrio que o Senhor nos deu.

Outra vertente que surgiu na discussão foi a de que a fé não pode ser considerada um “start” para que Deus começe a agir. Nesse ponto, apesar de me contradizer, eu concordo, afinal, para toda regra há uma exceção. E digo o porque: Em muitos casos, além da fé, envolve-se a misericórdia. Afinal, como cobrar fé de um católico, por exemplo, que deposita a sua fé em Santo Expedito e, muitas vezes, atinge o seu objetivo. Além do já citado sobre não atribuir todas as coisas boas com graça divina, Deus não seria carrasco a ponto de não atender uma necessidade apenas porque a pessoa “pede errado”. A misericórdia do Pai tem que ser levada em consideração e, na minha visão, nesses casos, também foi a própria fé que o salvou.

Encerro esse post provavelmente confuso e, em partes, contraditório, me justificando. Explicar algo que se define como”o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem” não é fácil. E como a discussão dominical, vai precisar de muito tempo para ser compreendida.

Abs,

Rodrigo Gomes (Tato)

Anúncios

Sobre Rodrigo Gomes

Um apaixonado por Jesus e que quer, cada vez mais, tornar-se semelhante a Ele. Buscando um coração justo e sincero, e o amor ao próximo.

»

  1. […] dos meus textos, todos que os lêem vão me achar uma pessoa sem fé. Já escrevi uma vez sobre o que acho da fé. O que eu sou contra é exatamente esse determinismo que, como diz o dicionário, significa […]

  2. […] dos meus textos, todos que os lêem vão me achar uma pessoa sem fé. Já escrevi uma vez sobre o que acho da fé. O que eu sou contra é exatamente esse determinismo que, como diz o dicionário, significa […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s