“E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém. E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam. Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes; E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.

Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar? E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim; Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.” Marcos 7:1-7

“Naqueles dias, havendo uma grande multidão, e não tendo que comer, Jesus chamou a si os seus discípulos, e disse-lhes: Tenho compaixão da multidão, porque há já três dias que estão comigo, e não têm que comer. E, se os deixar ir em jejum, para suas casas, desfalecerão no caminho, porque alguns deles vieram de longe.

E os seus discípulos responderam-lhe: De onde poderá alguém satisfazê-los de pão aqui no deserto? E perguntou-lhes: Quantos pães tendes? E disseram-lhe: Sete. E ordenou à multidão que se assentasse no chão. E, tomando os sete pães, e tendo dado graças, partiu-os, e deu-os aos seus discípulos, para que os pusessem diante deles, e puseram-nos diante da multidão. Tinham também alguns peixinhos; e, tendo dado graças, ordenou que também lhos pusessem diante. E comeram, e saciaram-se; e dos pedaços que sobejaram levantaram sete cestos. E os que comeram eram quase quatro mil; e despediu-os.” Marcos 8:1-9

Há alguns domingos atrás, no nosso evangelho no quintal, discutimos sobre com quem nos parecemos mais: Se com os fariseus ou com Jesus. Escolhi estes dois textos de Marcos para resumir o que representam cada uma das ‘opções’.

Os fariseus eram pessoas que, como nós, seguiam a Cristo. Em quase todos os textos que lemos sobre Jesus, vemos uma multidão de fariseus acompanhando seus atos. Mesmo assim, no texto de Marcos 7, Jesus os chama de hipócritas. E a explicação é simples: Os fariseus me honram com os lábios, mas os seus corações estão longe de mim. Além disso, diz que os fariseus o honram, em vão, ensinando doutrinas, que são dos homens. Não digo que não se devem ensinar doutrinas, quem tiver raciocínio, entenda. São palavras de Jesus, e não minhas. Jesus apenas alerta sobre as doutrinas de homens, as quais se esquecem dos mandamentos de Deus, como diz o versículo 9: “E dizia-lhes: Bem invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição.”

Já Jesus, logo no próximo capítulo, dá uma demonstração de compaixão e amor ao próximo, características daquilo que foi o seu ministério em Terra. Ele se compadece da multidão que o seguia, e por isso procura dar-lhes o que comer, pois sabia que eles não suportariam mais um dia sem algum alimento. E, diga-se, entendo que seja essa multidão composta pelos próprios fariseus. O que nada impediu Jesus de sentir compaixão e ajudá-los com o milagre da multiplicação.

E agora, como bem fazemos no nosso evangelho no quintal, deixo uma pergunta sem resposta para nossa reflexão. Com quem nos parecemos mais hoje? Com os fariseus, “seguidores” de Cristo, porém cheios de doutrinas e se esquecendo do que realmente Deus nos deixou como mandamento, ou com Jesus? Ou melhor, com quem queremos nos parecer?

Abs,

Rodrigo Gomes (Tato)

Anúncios

Sobre Rodrigo Gomes

Um apaixonado por Jesus e que quer, cada vez mais, tornar-se semelhante a Ele. Buscando um coração justo e sincero, e o amor ao próximo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s